Eu trabalho com diversas empresas e marcas e estou sempre procurando criadores de conteúdos para fazer algum projeto. E nessa busca só confirmo minha hipótese: criadores negros estão preparados!
Claro que os problemas que acontecem é uma realidade histórica, mas com uma dica ou outra vamos nos ajudar.
Diversas vezes solicitei um media kit para influenciadores e a resposta era
Não tenho
Não sei fazer
Media Kit nada mais é que uma apresentação sobre você, seus conteúdos, o alcance que você tem e assim por diante. Se você não tiver muitos seguidores, tudo bem. É melhor forcar no conteúdo de nicho que você produz e nas suas outras habilidades para fazer outras ações além de publicidade.
Você precisa ter um, porque é a primeira coisa que as empresas pedem. Se você não sabe utilizar ferramentas como Ilustrator ou Photoshop, utilize Canva.com
Um outra coisa que fico frustrada é quando não respondem os e-mails.
Vocês querem fechar trabalhos, mas só respondem os e-mails depois de uma semana? Isso não pode acontecer. Nem tudo se resolve pelo direct de instagram.
Ah! Não adianta reclamar que o amiguinho foi patrocinado e viajou pra fora do país se você não tem nem o passaporte em mãos. Então corre pra fazer um, porque quando for sua vez é melhor está preparada.
Quando você quiser ir para algum evento ou festival e ainda não foi convidada, pense em projetos para vender para as marcas. Não espere a marca chegar até você, porque as empresas são preguiçosas. Se não sabe fazer projetos, chame alguém que saiba fazer e divida o dinheiro com a pessoa, caso consiga ser aprovado ou então participe de workshops, estude, leia na internet e por aí vai. Pense para além de fazer cobertura nos stories.
Não exija de ninguém participação em eventos, se você não dominar o assunto, não conseguir falar em público ou nada disso. Você precisa dominar aquilo que cobra! Caso contrário, não vão te chamar mais.
Aprenda a desenvolver diversas moedas de troca, aprenda a cobrar!
Ah! Mas estou começando agora. Ninguém vai pagar muito
O problema não é muito ou pouco e sim achar que vai viver e pagar as contas só com visibilidade. E se uma marca te enviar algum produto e não te pagar, não é pra postar. Não faça publicidade gratuita só para alimentar seu ego e causar inveja em seus seguidores.
Se você está começando agora não deve ter assessoria, então comece a se organizar sozinha. Ser influenciador é trabalho e todo dia você precisa trabalhar. Se organize com algumas ferramentas como:
____
[ORGANIZAÇÃO] Com o Wunderlist você pode organizar toda sua vida! Você organiza sua vida pessoal, trabalhos , férias e muito mais! Adicione datas de entrega, compartilhe com colaboradores e acesse de qualquer dispositivo.
____
[ORGANIZAÇÃO] Agora você pode criar uma agenda online! As pessoas marcam o dia e a hora de acordo com sua disponibilidade. Ainda você pode sincronizar automaticamente os agendamentos ao seu calendário. Muito simples!
___
[ORGANIZAÇÃO] Seja mais produtivo, organize seu tempo. Com o Trello você pode gerir seu projeto de maneira visual, integrar o Dropbox ou Google Drive e ainda contar com a colaboração de um time.
[ORGANIZAÇÃO] Organize suas ideias construindo um mapa mental. Utilizando o Bubbl você consegue comunicar o que deseja de uma forma mais fácil e visual. Serve para você entender e solucionar problemas do seu projeto, realizar brainstormings (chuva de ideias) e criar ações estratégicas.
____
[ORGANIZAÇÃO] Você precisa enviar um arquivo acima de 1GB, mas não consegue enviar por email? O Wetransfer é um serviço que permite transferir arquivos de até 2GB
____
Quando alguém te chamar para reunião e não puder ir, marque logo um chamada de vídeo. Não encha seu celular com Skype, utilize o Appear.in. E aprenda a monitorar o que sai com seu nome na internet, fazendo um clipping automático sobre você. Utilize o Google Alerts. Toda vez que mencionarem você em algum site, você receberá em seu e-mail.
Um coisa muito importante! Para viralizar seus vídeos e publicações não tem fórmula mágica. Mas não vale ficar copiando tudo da sua youtuber preferida. Todo mundo vai perceber que é cópia. Reparem que a maioria dos canais, empreendimentos e qualquer coisa que envolva pessoas negras tema a palavra Afro. É importante sabermos nos diferenciar nos nomes e no conteúdo.
E se você conhece alguma influenciadora preta que está mais em destaque, converse com ela. Fale de valores. Pergunte quanto ela cobrava e quanto cobra hoje para fazer um post, participar de evento etc.
Eu entendo suas dificuldades, por isso aviso para melhorar e eu poder te contratar para um job. Seja publicidade ou palestra. Mas outra pessoa não vai entender. Então vamos nos fortalecer em rede!