Comunidade é sobre pessoas e não sobre plataformas.

Tem apenas 09 dias desde que eu e Lucas Santana lançamos a Inventivos, uma comunidade de criativos, ativistas, empreendedores e qualquer pessoa disposta a trocar conhecimentos, criar redes de contatos, desenvolver ações e soluções com os membros da Inventivos. Criamos um ecossistema de desenvolvimento pessoal e profissional para os integrantes da comunidade. Isso funciona através de encontros quinzenais com profissionais relevantes, curadoria de conteúdos, ofertas e outros benefícios exclusivos e muitas outras ações.

Desde o dia 21 de agosto, o dia que abrimos as inscrições, estamos recebendo mensagens perguntando qual plataforma utilizar para criar uma comunidade relevante. Só que esquecem que comunidade não é sobre plataforma e sim sobre pessoas.

PESSOAS

Comunidade é sobre pessoas. Utilize essa frase como mantra. Mas precisamos olhar para alguns ângulos e entendermos o que as pessoas que estão na comunidade querem.

Parece clichê, mas precisamos responder os questionamentos como “Por que existe?”, “O que é e pra quem é?” e “Como funciona?”.

  • Por que a Inventivos existe? – Porque queremos criar coletivamente a realidade que queremos viver.
  • O que é e pra quem é? – Uma comunidade de criativos, ativistas, empreendedores e qualquer pessoa disposta a trocar conhecimentos, criar redes de contatos, desenvolver ações e soluções com os membros da comunidade.
  • Como funciona? – Funciona 100%, com interação entre os membros e realização de desafios internos, onde os membros podem ganhar Futuros (moeda interna da Inventivos) para trocar por benefícios com foco em desenvolvimento pessoal e profissional.

Além dessas três perguntas chaves, acrescento a pergunta “O que os membros tem acesso?”.

  • O que os membros tem acesso? – InventivosTalks (lives e aulas exclusivas com profissionais relevantes do mercado); Curadoria de conteúdo quinzenal; Futuros para trocar por benefícios de desenvolvimento pessoal e profissional; Mentorias Mensais; Rede de Contatos pelo Brasil e Mundo; Ofertas, eventos e oportunidades essenciais durante o ano.

Esses quatro pontos são essenciais para enxergarmos a importância da comunidade existir ou não. É necessário ter uma causa ou paixão compartilhada por um grupo de pessoas.

Quando a gente entender que a comunidade é sobre pessoas e não sobre plataformas, a gente passa a definir também os valores da comunidade, a função de cada membro, métricas de sucesso, os acordos e regras etc.

Primeiro defina essa parte, pra depois escolher qual plataforma utilizar.

PLATAFORMAS

Você precisa parar de perguntar primeiro “Qual plataforma utilizar para criar minha comunidade?” e passar a perguntar “Como irá funcionar minha comunidade?”. A partir da resposta da última pergunta, você consegue encontrar a plataforma que faz mais sentido pra você.

Confira o Top 6 de plataformas mais UTILIZO:
  • Facebook: você pode criar sua comunidade utilizando a opção Grupos do Facebook. Essa opção tem a possibilidade de: escolher categoria, adicionar descrição, regras do grupo, transmitir lives apenas para membros do grupo, criar eventos, pode ser secreto, fechado ou aberto etc. Tem muitas funcionalidades.
  • Discord: você pode criar um ambiente do jeito que você quiser, escolhe quem pode fazer parte, tem canais de texto organizados por tópicos que permitem que você converse facilmente sobre tudo que você quiser, todos os membros podem interagir por texto, vídeo, voz e tem ferramentas de moderação e acesso personalizado a membros. (eu particularmente amo!).
  • Discourse: ideal para quem quer fazer um fórum. Você pode dividir as conversas em páginas diferentes, notificações rápidas, ferramentas para moderação, links, login social com Facebook, Google, Twitter etc. Assim como Discord, é bem completo.
  • Noon App: é uma plataforma onde você pode criar conteúdos e chamadas criativas direcionadas apenas para pessoas que te seguem ou para todas pessoas que estão na plataforma. Você pode escolher a partir de 10 reais para criar uma chamada e distribuir esse valor para quem responder. (O Desabafo Social , inciativa que criei, utiliza muito essa plataforma).
  • Hotmart: se for só uma comunidade de conteúdo, aconselho utilizar a Hotmart que tem mecanismo de pagamento, segurança nos conteúdos, comentários, métricas etc. (utilizo muuuito!).
  • Duopana: muitas pessoas e empresas que conhecem estão utilizando a Duopana por ser muito fácil de utilizar. Os membros compartilham conteúdos, você pode moderar, escolher as cores do layout, escolher url, pode criar um curso EAD pra sua comunidade etc. É muito fácil de usar. (eu participo de algumas comunidades que utilizam essa plataforma).

Você pode criar sua comunidade em qualquer plataforma, desde que entenda que a plataforma nunca será mais importante do que as pessoas, o porquê da comunidade, como funciona, pra quem é e todas perguntas que precisam ser respondidas antes mesmo de escolher qual plataforma utilizar.

more insights

Share via
Copy link
Powered by Social Snap