A inquietação e o desejo por mudanças profundas são forças que movem a baiana Monique Evelle, de 29 anos. Reconhecida como uma das maiores vozes de inovação empreendedora no Brasil, Monique acumula realizações que estão mudando os rumos dos negócios de tecnologia no País.
Aos 16 anos, inicia sua jornada empreendedora ao fundar o Desabafo Social, organização que utiliza a tecnologia e a comunicação a favor dos direitos humanos. Três anos mais tarde, a iniciativa foi transformada em um laboratório de tecnologias sociais aplicadas à geração de renda, comunicação e educação. Ao compreender seu papel como mulher preta e nordestina, comprometeu-se a propor inovações que horizontalizem as relações no afroempreendedorismo.
Não demorou para que Monique percebesse que não era tímida, mas que, na verdade, sempre foi silenciada. Foi então que passou a apostar em sua intelectualidade. Como jornalista, em 2017 Monique começa a fazer parte da equipe do Profissão Repórter, da Rede Globo, sendo finalista do Troféu Mulher Imprensa 2018 com a reportagem sobre Feminicídio na categoria Melhor Reportagem Especial sobre Mulheres.
Em 2020 nasce a Inventivos, uma plataforma de desenvolvimento de novos empreendedores que recebeu investimento do Black Founders Fund, iniciativa do Google For Startups. A comunidade vertical entrega aulas semanais, mentorias, networking e já atendeu mais de 2.500 membros. “Com foco em novos empreendedores, acredito que foi
esse formato e modelo de negócio que o Google olhou e achou que poderia ser interessante. Compartilhamos conhecimento e disponibilizamos conexões para que esses profissionais possam se desenvolver e construir novos negócios. O próximo passo é investir em negócios gerados dentro da própria Inventivos“, afirma Monique.
Monique é formada no Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades com ênfase em Política e Gestão da Cultura, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), pós graduada em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e fez especialização em Strategic Marketing Management, em Ohio University