SOBRE MONIQUE

A inquietação e o desejo por mudanças profundas são forças que movem a baiana Monique Evelle, de 29 anos. Reconhecida como uma das maiores vozes de inovação empreendedora no Brasil, Monique acumula realizações que estão mudando os rumos dos negócios de tecnologia no País. 

Aos 16 anos, inicia sua jornada empreendedora ao fundar o Desabafo Social, organização que utiliza a tecnologia e a comunicação a favor dos direitos humanos. Três anos mais tarde, a iniciativa foi transformada em um laboratório de tecnologias sociais aplicadas à geração de renda, comunicação e educação. Ao compreender seu papel como mulher preta e nordestina, comprometeu-se a propor inovações que horizontalizem as relações no afroempreendedorismo. 

Não demorou para que Monique percebesse que não era tímida, mas que, na verdade, sempre foi silenciada. Foi então que passou a apostar em sua intelectualidade. Como jornalista, em 2017 Monique começa a fazer parte da equipe do Profissão Repórter, da Rede Globo, sendo finalista do Troféu Mulher Imprensa 2018 com a reportagem sobre Feminicídio na categoria Melhor Reportagem Especial sobre Mulheres.

Em 2020 nasce a Inventivos, uma plataforma de desenvolvimento de novos empreendedores que recebeu investimento do Black Founders Fund, iniciativa do Google For Startups. A comunidade vertical entrega aulas semanais, mentorias, networking e já atendeu mais de 2.500 membros. “Com foco em novos empreendedores, acredito que foi
esse formato e modelo de negócio que o Google olhou e achou que poderia ser interessante. Compartilhamos conhecimento e disponibilizamos conexões para que esses profissionais possam se desenvolver e construir novos negócios. O próximo passo é investir em negócios gerados dentro da própria Inventivos“, afirma Monique.

Monique é formada no Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades com ênfase em Política e Gestão da Cultura, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), pós graduada em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e fez especialização em Strategic Marketing Management, em Ohio University

  • 2011:Cria o Desabafo Social 
  • 2016: Cria a Kumasi, marketplace voltado para afroempreendedores 
  • 2017: Forbes Brazil’s Under 30 
  • 2019: Lança o livro “Empreendedorismo Feminino – Olhar Estratégico sem Romantismo” 2019: Top Voice LinkedIn 
  • 2020: Funda a Inventivos, plataforma de formação de empreendedores 
  • 2020: Revista Wired: 50 profissionais mais criativos do Brasil 
  • 2021: Bloomberg Línea: 100 Empreendedores do Ano
  • 2022: Meio & Mensagem: 30 under 30 da comunicação e publicidade
  • 2022: Conselho Consultivo da {reprograma} 
  • 2022: Conselho Consultivo do Consulado dos Estados Unidos
  • 2022: Conselho de Jovens do Pacto Global da ONU 
  • 2022: Líderes do Amanhã do St. Gallen Symposium
  • 2022: Bloomberg Línea: 500 personalidades mais influentes da América Latina
  • 2022: Sony Channel: jurada e mentora no Self Made Brasil
  • 2023: Revista Época: 100 mulheres inovadoras
  • 2023: Capa da Revista Raça, edição de março
  • 2023: Women to Watch , Meio & Mensagem
  • 2023: Especialização em Strategic Marketing Management, em Ohio University
  • 2023: Shark mais nova do Shark Tank na América Latina, maior reality de empreendedorismo do mundo

cases

SALVADOR CAPITAL AFRO

Consultoria para o projeto Salvador Capital Afro, um programa que objetiva fortalecimento ao turismo afro na cidade, com foco específico na parte econômica do programa: realização de grande rodada de negócios, com empresários e empreendedores convidados, em nível nacional e internacional para aproximar comercialmente o trade turístico e os produtores, fornecedores de produtos e serviços étnico afro. A ideia é que esse ato conecte os produtores do TEA a grandes oportunidades empresariais com fechamento de negócios.

nubank

Criando soluções da porta pra dentro e da porta pra fora quando o assunto é inovação e diversidade. Tem sido assim o Nubank. Sendo advisor de produto e marketing na concepção, desenvolvimento e lançamento de produtos focados em PMEs, liderando a criação do modelo de impacto social do NuLab, criando o Fundo Semente Preta destinando investimento para startups lideradas por empreendedores negros e outras iniciativas com foco em ESG, Diversidade e Inclusão.

STUDIO Z

Consultoria em Diversidade destinada para letramento racial e de gênero, criação de comitês de diversidade e ações internas que gerem impacto positivo nas ações públicas da empresa
 

IFOOD

Qual é o time ideal para tornar o iFood uma referência em impacto social? Monique Evelle, seis executivos da empresa e um time de especialistas em estratégia e execução, trabalharam para implementar na maior plataforma de delivery de comida do Brasil, ações que impactam, de verdade, a vida da população brasileira. Em 5 dias de trabalho, foi entregue ao iFood o plano de ação para que em 5 anos, a empresa possa acabar com o gap de empregos em tecnologia no Brasil.

uol ecoa

Criar uma nova linha editorial em um período de polarização do Brasil e garantir audiência e engajamento em pautas relevantes e urgentes. Esse foi o desafio ao liderar a criação da editoria UOL ECOA. Criada em 2019, a plataforma tem seu conteúdo alinhado aos objetivos da ONU para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) e cobre assuntos como educação, saúde, meio ambiente, aquecimento global, diversidade, desigualdade, trabalho, vida urbana e gestão pública.

diageo

Como repensar as marcas de luxo nesse novo momento de mundo? Monique Evelle é conselheira consultiva da Diageo , a maior fabricante de bebidas destiladas do mundo, criando estratégias para as marcas de luxo ao lado de grandes especialistas e profissionais do mercado.

FUNDAÇÃO MARIA CECILIA SOUTO VIDIGAL​

Como conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados na primeira infância? A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal é reconhecida em todo o Brasil como especialista no assunto. No entanto, ainda tinha o desafio de comunicar o tema de uma forma simples e massiva.

NENÊ DO ZAP

Durante a Mesa, realizada em 2019, foi criada uma estratégia para levar ciência às rodas de conversa do whatsapp, de uma forma didática, bem humorada e engajadora. Para o assunto virar conversa e, assim, transformar comportamentos. O “Nenê do Zap”, concebido na Mesa e que ganhou vida pelas mãos das agências Cubo e Soko, é um personagem que, por meio das redes sociais, envia áudios, gifs, vídeos e pílulas de informação que provocam os adultos a falarem mais com os bebês. Veja como essa ideia está se manifestando no mundo: www.nenedozap.com.br