Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Lançamento do projeto #GRAFITAÊ

10 maio @ 09:00 - 10:00

O que é o projeto?

Proposta de grafitar e colorir as paredes das escolas através valorização de temas sociais latentes no cotidiano do sujeito estudante da rede estadual de educação, utilizando a linguagem da arte urbana, grafite e suas diferentes dimensões. Os temas perpassam entre racismo, gênero, sexualidade, empreendedorismo, tecnologias, redes sociais, empoderamento juvenil, entre outros.

Abrangência do projeto

O projeto irá grafitar 540 unidades escolares até o final de 2018, sendo 270 no ano de 2017, contemplando escolas em todos os territórios de identidade, dialogando com as particularidades de cada um.

Etapas do Projeto

1 – Pesquisa

Realização de pesquisa por parte dos estudantes com foco no protagonismo juvenil, versando sobre as temáticas: Racismo; Arte Educação; Gênero; Sexualidade; Empreendedorismo; Projeto de Vida; Música; e o que demandar.

 Pós-pesquisas indica-se a elaboração de rodas de conversas com os estudantes para discussão e disseminação dos temas mais latentes naquela comunidade, propondo o diálogo com as diferentes áreas do conhecimento e disciplina.

2 – Operacionalização

Cada unidade escolar, conhecendo sua comunidade interna e externa, deverá identificar sujeitos que tenham habilidades em trabalhar as temáticas e que possam colaborar nas oficinas artístico-pedagógicas dialogando com a arte de rua e duas dimensões.

A oficina de grafite será comum a todas as escolas com uma proposta teórica e prática de grafitagem e técnicas de pintura em spray dialogando com a história da unidade escolar.

As rodas de conversa e atividade de grafite serão a mola percussora do projeto, feitas por todas as unidades escolares participantes do projeto, para que os estudantes se apropriem da proposta, compreendam o tema e dialoguem com a história de vida de cada um e da comunidade do protagonismo juvenil.

Etapa 3:  Festival #grafitaê

Cada Unidade Escolar terá seus muros e/ou paredes grafitados pelos estudantes, enchendo a escola de desenhos e cores, com figuras da comunidade, imagens que tragam identidade e pertencimento para todos. Na data deste fechamento, será feito o Festival #grafitaê para apresentação do material produzido, pinturas, seus porquês e historicidade, e apresentação dos resultados das oficinas.

Detalhes

Data:
10 maio
Hora:
09:00 - 10:00
Evento Categoria:

Local

Col. Est. Helena Matheus
São Cristóvão
Salvador,
+ Google Map