Loucura , loucura, loucura!

Engraçado (só que não) ver um país que alcançou sua independência em 1822 e mesmo assim não mudou nada a forma de vida de sua sociedade. E essa sociedade por volta de 1860 começou a pensar em República. Loucura né?

Ser jovem, pobre, negro e do sexo masculino é um perigo neste país, visto que possivelmente uma pessoa com essas características será alvo de uma mídia elitista e racista. Essa desigualdade entre brancos e negros no que diz respeito à distribuição da segurança, é totalmente visível pelas maiores taxas de vitimização da população negra .

É inversamente proporcional o número de adolescentes que são assassinados no Brasil, se comparado com o número de adolescentes que cometem um assassinato. Aconselho que visitem o site www.mapadaviolencia.org.br.

Vale destacar que as infrações cometidas por adolescentes estão associadas a elementos como a desigualdade social, a concentração de renda e a insuficiência de políticas sociais. E não se resolve com adoção de leis penais mais severas. É o que sempre digo: quem não foi e não é reconhecido como sujeito de direito, passa a não reconhecer o valor do outro.

Nos 54 países que reduziram a maioridade penal não se registrou redução da violência. Por que será? Porque defender a redução da maioridade penal é desculpa de quem não quer travar a luta pela plena aplicação dos direitos de crianças e adolescentes. É necessário que o Estado, a sociedade e a família somem formas para impedir que a polícia chegue antes das políticas públicas.

Desqualificar os adolescentes e jovens de hoje, principalmente aqueles que estão em luta todos os dias tentando garantir, ao menos, o direito à vida, é no mínimo uma atitude reacionária.

more insights

Share via
Copy link
Powered by Social Snap