Querida influenciadora preta…

Eu trabalho com diversas empresas e marcas e estou sempre procurando criadores de conteúdos para fazer algum projeto. E nessa busca só confirmo minha hipótese: criadores negros estão preparados!

Claro que os problemas que acontecem é uma realidade histórica, mas com uma dica ou outra vamos nos ajudar.

Diversas vezes solicitei um media kit para influenciadores e a resposta era

Não tenho

Não sei fazer

Media Kit nada mais é que uma apresentação sobre você, seus conteúdos, o alcance que você tem e assim por diante. Se você não tiver muitos seguidores, tudo bem. É melhor forcar no conteúdo de nicho que você produz e nas suas outras habilidades para fazer outras ações além de publicidade.

Você precisa ter um, porque é a primeira coisa que as empresas pedem. Se você não sabe utilizar ferramentas como Ilustrator ou Photoshop, utilize Canva.com 

Um outra coisa que fico frustrada é quando não respondem os e-mails.

Vocês querem fechar trabalhos, mas só respondem os e-mails depois de uma semana? Isso não pode acontecer. Nem tudo se resolve pelo direct de instagram.

Ah! Não adianta reclamar que o amiguinho foi patrocinado e viajou pra fora do país se você não tem nem o passaporte em mãos. Então corre pra fazer um, porque quando for sua vez é melhor está preparada.

Quando você quiser ir para algum evento ou festival e ainda não foi convidada, pense em projetos para vender para as marcas. Não espere a marca chegar até você, porque as empresas são preguiçosas. Se não sabe fazer projetos, chame alguém que saiba fazer e divida o dinheiro com a pessoa, caso consiga ser aprovado ou então participe de workshops, estude, leia na internet e por aí vai. Pense para além de fazer cobertura nos stories.

Não exija de ninguém participação em eventos, se você não dominar o assunto, não conseguir falar em público ou nada disso. Você precisa dominar aquilo que cobra! Caso contrário, não vão te chamar mais.

Aprenda a desenvolver diversas moedas de troca, aprenda a cobrar!

Ah! Mas estou começando agora. Ninguém vai pagar muito

O problema não é muito ou pouco e sim achar que vai viver e pagar as contas só com visibilidade. E se uma marca te enviar algum produto e não te pagar, não é pra postar. Não faça publicidade gratuita só para alimentar seu ego e causar inveja em seus seguidores.

Se você está começando agora não deve ter assessoria, então comece a se organizar sozinha. Ser influenciador é trabalho e todo dia você precisa trabalhar. Se organize com algumas ferramentas como:

____

wunderlist-logo

[ORGANIZAÇÃO] Com o Wunderlist você pode organizar toda sua vida! Você organiza sua vida pessoal, trabalhos , férias e muito mais! Adicione datas de entrega, compartilhe com colaboradores e acesse de qualquer dispositivo.

 
____

[ORGANIZAÇÃO] Agora você pode criar uma agenda online! As pessoas marcam o dia e a hora de acordo com sua disponibilidade.  Ainda você pode sincronizar automaticamente os agendamentos ao seu calendário. Muito simples!

___

[ORGANIZAÇÃO] Seja mais produtivo, organize seu tempo. Com o Trello você pode gerir seu projeto de maneira visual, integrar o Dropbox ou Google Drive e ainda contar com a colaboração de um time.

 ____

[ORGANIZAÇÃO] Organize suas ideias construindo um mapa mental. Utilizando o Bubbl  você consegue comunicar o que deseja de uma forma mais fácil e visual. Serve para você entender e solucionar problemas do seu projeto, realizar brainstormings (chuva de ideias) e criar ações estratégicas.

____

[ORGANIZAÇÃO] Você precisa enviar um arquivo acima de 1GB, mas não consegue enviar por email? O Wetransfer é um serviço que permite transferir arquivos de até 2GB

____

Quando alguém  te chamar para reunião e não puder ir, marque logo um chamada de vídeo. Não encha seu celular com Skype, utilize o Appear.inE aprenda a monitorar o que sai com seu nome na internet, fazendo um clipping automático sobre você. Utilize o Google Alerts. Toda vez que mencionarem você em algum site, você receberá em seu e-mail.

Um coisa muito importante!  Para viralizar seus vídeos e publicações não tem fórmula mágica. Mas não vale ficar copiando tudo da sua youtuber preferida. Todo mundo vai perceber que é cópia. Reparem que a maioria dos canais, empreendimentos e qualquer coisa que envolva pessoas negras tema a palavra Afro.  É importante sabermos nos diferenciar nos nomes e no conteúdo.

E se você conhece alguma influenciadora preta que está mais em destaque, converse com ela. Fale de valores. Pergunte quanto ela cobrava e quanto cobra hoje para fazer um post, participar de evento etc.

Eu entendo suas dificuldades, por isso aviso para melhorar e eu poder te contratar para um job. Seja publicidade ou palestra. Mas outra pessoa não vai entender. Então vamos nos fortalecer em rede!

more insights

Share via
Copy link
Powered by Social Snap