Pessoas e projetos incríveis na região Nordeste.

Trocas de saberes, construção, debates, planejamento e muito mais. Foi isso que aconteceu no 3º Encontro Nordestino de (IN)Formação na Interface Comunicação, Educação e Cultura (ENFORCEC), e o Encontro Regional da Rede Nacional de Adolescentes de Jovens Comunicadorxs (RENAJOC), nos dias 11 a 13/11 em Natal/RN.

CCJ Recife

O encontro reuniu adolescentes e jovens comunicadores de diferentes organizações/grupos/coletivos e universidades. O Centro de Comunicação Juvenil (CCJ) de Recife desenvolve um trabalho incrível com a galera de lá! Atividades voltadas para sustentabilidade utilizando a linguagem da fotografia e do design, além de metodologias fantásticas são utilizadas para atrair o público jovem.

Fiquei sabendo que na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, há o curso de Comunicação Social com habilitação para Educomunicação. Sensacional! Pensava que era só na USP. Ao observamos o termo Educomunicação, vale destacar que além da união entre as áreas da educação e da comunicação, existe o termo ação. E a ação gera a intervenção, a participação através dos processos comunicacionais no espaço educacional. Mais do que comunicar, a Educomunicação é uma forma de desenvolver a concepção crítica das pessoas, para que possam utilizar os instrumentos de comunicação para ampliar a liberdade de expressão, a partir de práticas educativas. Entendeu?

“Esse encontro possibilitou que eu pudesse conhecer experiências maravilhosas para poder compartilhar na minha universidade. A UFCG está tão afastada de grupos como esses, pessoas como vocês… esse encontro foi inspirador.” Anny Karenine, estudante de Educomunicação da UFCG.

RPJ ABMP

A galera do blog Juventude Conectada em Direitos também estava por lá. O Desabafo Social irá contribuir no construção do novo plano de comunicação deles. A Rede de Participação Juvenil da ABMP (RPJ) também marcou presença.

Foi de extrema importância a participação da RPJ no evento , pois eles trouxeram à tona o debate de como aproximar o Sistema de Justiça das questões voltadas à comunicação social.  “Seria ótimo se em cada encontro de comunicação houvesse grupos e redes que atuam em diferentes linhas. Seja na área da infância, seja na área LGBT e por aí vai.” Germana, membro da RPJ ABMP.

Pude contar experiência do Desabafo Social e colabor  no planejamento da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadorxs (RENAJOC) , principalmente no eixo de incidência política.

Desabafo Social

Foi lançado o guia Juventude e Comunicação com textos , dicas de oficinas e metodologias, dicas de materiais entre outros. O guia foi feito pela RENAJOC e vocês precisam conferir! Contribui com o texto sobre Adolescência, Juventude e Direitos Humanos. Dá uma olhada!

cats

more insights

Share via
Copy link
Powered by Social Snap