#FicaDica – Documentário: O Mercado de Notícias

O documentário O Mercado de Notícias (1h 34min), produzido diretor Jorge Furtado traz trechos da peça O Mercado de Notícias (1625), de Ben Jonson e depoimentos de alguns jornalistas. Vale lembrar que Furtado foi responsável pelo curta-metragem Ilha das Flores, o qual aborda o descaso com o lixo e a desigualdade social.

Furtado inicia o documentário explicando sobre a peça de Ben Jonson e falando da admiração pelos trabalhos desenvolvidos pelos jornalistas que estão participando do filme. Em seguida é discutido as novas faces do jornalismo  através dos trechos irônicos e críticos da peça O Mercado de Notícias.

Os jornalistas comentam sobre o papel da mídia e sua influência na sociedade problematizando alguns pontos como: novo jornalismo, fonte, elementos de trabalho e partidos políticos. Além disso, o documentário levanta casos concretos a exemplos o da bolinha de papel que atingiu o candidato José Serra nas eleições de 2010 e do quadro de Picasso no INSS, o qual o jornal Folha de S. Paulo publicou uma reportagem dizendo que havia um quadro de Picasso na sede do INSS.

O documentário é bastante crítico, utiliza da ironia e de uma linguagem de fácil entendimento para falar sobre jornalismo. Para quem se interessa pela temática da comunicação social, sobretudo o jornalismo, é um filme que precisa ser visto e popularizado.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Liqqd3IcCdM]

more insights

Share via
Copy link
Powered by Social Snap