Está na hora de mudar.

No Império Bizantino era comum ter funcionários da monarquia, que eram encarregados de entreter a realeza. Tais funcionários eram chamados de Bobos da Corte.  Hoje, em pleno século XXI, a massa é a verdadeira diversão dos governantes, que riem de nós distribuindo ignorância através da má qualidade de ensino.

Já na Roma Antiga , com a política de Pão e Circo , o Imperador distribuía pão ( a Bolsa- Família de hoje ) aos plebeus e organizavam festas como forma de distração para com os problemas sociais. Assim, evitava qualquer tipo de reivindicação e manifestação da classe dominada. O sistema imperialista do qual estamos integrados, impõe ao mais fraco, a ignorância.

Percebe-se que não mudou nada desde aquela época. O governo cede a Bolsa-Família para suprir as necessidades da população carente, segundo ele. O valor de tal benefício não é suficiente para a sobrevivência de uma família. É apenas algo momentâneo. O sistema conseguiu.

Copa do Mundo 2014 , Olimpíadas 2016. Os olhos de todos os cidadãos voltados para estes eventos. Aqueles que um dia reivindicaram por melhorias, hoje estão empolgados e ansiosos com a Copa, para lembrar dos problemas sociais e fazer algo para mudar a realidade. E mais uma vez o sistema conseguiu. Conseguiu nos fazer de fantoches e bobos da corte.

Há quem diga que “ Pode acreditar, está acontecendo” e há quem acredite. O sistema imperialista ainda vigente em nosso país, está cada vez mais manipulador. Padroniza e aliena a massa, para que assim nós continuemos mais ignorantes e fúteis . Conseqüentemente, com o pensamento atrofiado e condicionado pelo governo, não iremos lutar pelos nossos direitos.

Infelizmente o Projeto de Lei do Senado (PLS) , feito pelo Cristovan Buarque, em 2007, não foi aprovado. Segundo o PLS , filhos de agentes políticos deveriam obrigatoriamente estudar em escolas públicas. Por que será que este projeto não foi aprovado? Isto mostra a má qualidade de ensino da escola pública e o descaso dos governantes para com o ensino público.

A educação é a chave principal para mudar o rumo da sociedade. Mas é isso que eles, os governantes, querem. Pessoas cada vez mais sem acesso ao conhecimento e sem direito de voz. Assim , ficará mais fácil manter a política de Pão e Circo.

Enfim , o pouco do que cada um fizer para mudar a realidade social brasileira, torna-se muito, quando unidos em prol do mesmo objetivo. É preciso acabar com o sistema imperialista político brasileiro e exigir acesso a educação para todos.

Monique Evelle

Salvador, 24 de outubro de 2011

 

more insights

Share via
Copy link
Powered by Social Snap