Carta aberta aos amigos do meu namorado

Olá querid@s,

Esta carta é para todas as pessoas que vivenciaram ou vivenciam algo semelhante . Então vamos lá!

——————

Talvez você nem termine de ler esta carta. Talvez se ofenda ou até concorde. Talvez você nem fale mais com ele e muito menos comigo. Então adianto meus votos de boas festas e um ótimo 2016.

Eu sei o quanto é difícil aceitar que seu amigo começou namorar uma pessoa totalmente “diferente” das anteriores. É, uma pessoa que vai te questionar sempre em cada piada racista, machista, lgbtfóbica que você fizer. Uma pessoa que vai desconstruir seu discurso de “não sou racista, tenho um amigo negro”. Realmente deve ser insuportável ver a namorada de seu amigo ficar questionando seus privilégios.

Ele tinha tudo para ser um equivocado, afinal cresceu cercado de militares, amigos classe média e alta, e outras coisas mais. Só que ele resolveu entender que bandido bom não é bandido morto e que não existe racismo reverso. Ele não vai apoiar quando você falar que sofreu racismo reverso. Não adianta dizer que foi chamad@ de “branquel@”. Nem precisarei responder pra você, porque rapidamente ele vai dizer que é tudo, menos racismo.  Ah, ele também não vai te defender quando você disser que existe racismo de negros contra negros. Ele sabe que é uma estrutura social escrota que faz com que os nossos reproduzam esses discursos. Então não, não somos tod@s racistas.

Ele não teve sintomas da síndrome de Cirilo e não se encaixa no perfil de palmiteiro. Com conversas aqui e acolá, começou a entender a solidão da mulher negra e nossa sobrevivência apesar da falta de amor.  Provavelmente você irá chamá-lo de “viado” (achando que é uma ofensa. Coitad@ de você), por ele saber diferenciar femismo de feminismo, misandria de misoginia e por ai vai.

casal negro

Ele não vai te bater quando, em público, duvidar da capacidade intelectual dele. Ele vai te ignorar. Mas você é tão cara de pau, tão escrot@ que vai fingir não está sendo ignorad@ e vai implorar por atenção fazendo mais piadas racistas e eu que vou te responder. No mínimo você vai me chamar de “raivosa, louca, racista reversa” e estarei nem aí pra você.

Ele sabe que mesmo descontruindo essa lógica machista, racista e lgbtfóbica ele é homem cis, portanto privilegiado. Ele não vai receber medalha de ouro e muita menos estrelinha por apoiar nossa luta, até porque o protagonismo é nosso, mas darei um abraço nel.

Para terminar vou deixar aqui a fala da Joice Berth:

“é racista mas…é meu amigo né?!
é machista mas…já me quebrou vários galhos.
diz que tem que matar tudo que é “traveco” mas…crescemos juntos né?!
é escroto mas…se eu permito é porque me identifico e posso em algum momento agir da mesma forma. e assim caminha a humanidade…”

Se você chegou aqui, totalmente calm@, beijos querid@ <3

more insights

Share via
Copy link
Powered by Social Snap