Amor e negócios podem dar certo

Foi em maio de 2015. Sai com Fernanda Cabral, co-fundadora do Imagina Coletivo e madrinha do Desabafo Social, numa sexta a noite, mesmo estando super cansada. Antes da despedida ela me convidou para um evento da Liga Universitária de Empreendedorismo, que aconteceria no dia seguinte. Sábado às 10h. Briguei para não ir, mas fui (ainda bem!).

A primeira pessoa que encontrei foi um rapaz que estava na recepção. E a segunda foi Lucas Santana. Nem abracei, nem beijei, nem conversei direito, mas senti que seria meu futuro amigo, namorado e sócio. Sério!

Não entrarei em detalhes sobre como foi o evento e pós evento. A parte mais importante estava para acontecer no dia 04 de julho de 2015 quando começamos a namorar. É, foi rápido, eu sei. Mas eu disse no parágrafo anterior que seria assim.

Lucas Santana Kumasi Dudu Assunção
Foto: Dudu Assunção

Estamos há 1 ano e 7 meses juntos e aos poucos vou desvendando os talentos desse menino. Lucas é o melhor profissional de comunicação e marketing digital que conheço. Um nerd da tecnologia, que transborda poesia em suas declarações e olhares. Um equilíbrio que a menina de Oyá gostaria de ter ao lado.

Lucas sabia que era negro. Mas quando nos juntamos ele passou a entender o que é ser um homem negro da cidade baixa em Salvador. Ou melhor, entendeu o que é ser um dos pouquíssimos negros e da periferia participando da Liga Universitária de Empreendedorismo. O único que ficava nas reuniões até depois das meia noite e não tinha como voltar pra casa, pois não tinha carro e ônibus não passava mais. Entendeu tanto  que juntos criamos a Kumasi – marketplace e suporte para empreendedores afrodescendentes.

Lembro que no início escrevi…

Carta aberta aos amigos do meu namorado

Não sei como os colegas deles reagem ao que Lucas faz hoje. Mas ele não liga.

Uma vez o jornalista Rosenildo Ferreira perguntou como era trabalhar com o namorado. Respondi da seguinte forma:

Não é tão difícil. Além da nossa cumplicidade como namorados e amigos, temos muita sintonia quando falamos de negócios. As habilidades de Lucas complementam as minhas e juntos somos uma potência. Ele é o melhor profissional que conheço nas áreas de comunicação e marketing digital e me enxerga como alguém que consegue facilmente criar pontes e acordos com qualquer pessoa. Quando vejo os resultados incríveis do nosso trabalho, eu penso que poderíamos ser apenas namorados ou apenas sócios, mas sendo namorados e sócios é muito melhor, e não só eu agradeço, mas a sociedade também.

Tenho consciência que sou boa nas atividades que costumo desempenhar. Com Lucas, estou apenas potencializando isso e aprendendo coisas que não passava em minha cabeça.

Lembro que um amigo/irmão dele o encontrou e disse:

Cara, X me parou na rua para falar que você tava se dando bem. Estava fazendo sucesso e tudo mais.

Pois é. História parecida com a minha. Ninguém levava fé na gente.

Acabo de abrir um negócio que nasce do Desabafo Social como uma forma de levar o impacto das ações desta organização para outros instrumentos de poder e decisão da sociedade. Não sei como e quando irei lançar. Mas já convidei Lucas para ser parte da comunicação e marketing. Ele aceitou <3

Monique Evelle e Lucas Santana - Dudu Assunção - Kumasi
Foto: Dudu Assunção

Enfim… Tudo isso pra dizer que parcerias existem. E amor e negócios podem dar certo. E como disse:  penso que poderíamos ser apenas namorados ou apenas sócios, mas sendo namorados e sócios é muito melhor, e não só eu agradeço, mas a sociedade também.

more insights

Share via
Copy link
Powered by Social Snap