3 respostas de empreendedores que me deixam envergonhada

BlackPeopleMeet.com é o maior site de namoro preto para solteiros negros nos EUA. Fundado em 2002, a BlackPeopleMeet construiu a maior comunidade de solteiros afro-americanos à procura de amor, relacionamentos, amizade e datas. No Brasil, temos o Afrodengo, criado em 15 de janeiro de 2017, pela incrível jornalista Lorena Ifé. E no 15 de setembro de 2012, surgiu o Tinder. Ou seja, os pretos americanos um passo a frente, porém a visibilidade é outra, não é mesmo?

Mas enfim, tudo isso pra dizer que algumas respostas me deixam envergonhada.

Empreendedor/a realmente acredita que é o centro do Universo

Quando pergunto para um/a empreendedor/a quais são seus principais concorrentes, fico impressionada com a resposta.

Nunca vi ninguém fazendo o que faço!

Às vezes fico na dúvida se a resposta é por ingenuidade ou narcisismo mesmo.

Poderia até ser ingenuidade quando a informação sobre o tema não chega. E a ingenuidade leva à ignorância repetitiva e à respostas como essa acima. Mas se a pessoa tem acesso à informações, frequenta cursos e eventos sobre empreendedorismo e afins, convive com outros empreendedores, tem um olhar um pouco mais aberto para o que acontece em sua volta, tem polegar opositor funcionando, deve, pelo menos, desconfiar que alguém faz algo igual ou semelhante ao seu.

Não precisamos ir muito longe pra saber que em alguma parte do Universo, pessoas tem ideias parecidas com as nossas. Logo, esqueça essa síndrome do “eu sou o único” e coloca o pé no chão.

Dá uma Google em termos relacionados ao seu projeto ou negócio. Utiliza hastags  nas principais redes sociais pra ver se encontra algo. Faz uma pesquisa no INPI pra ver se já foi registrado o nome que você queria utilizar em sua empresa ou projeto.

O que está entre a ignorância e narcisismo é o acesso a informação. Uns realmente não tem. Outros têm, mas acham feio e invisibiliza o que não é espelho.

Todo projeto social acha que vai ser fácil conseguir patrocínio com empresas

Quando a pergunta é “Como vai ganhar dinheiro?”, de 10 projetos que passaram por mim, 10 fizeram um discurso mais ou menos assim:

Vou mostrar para as empresas o quanto o meu projeto é importante pra elas e pra sociedade

Essa romantização do vou mostrar à luz e ela conhecerá a verdade, não funciona!  Tenha em mãos seu belo plano de negócios, um ótimo pitch (discurso de baleiro – apresentação de 10 minutos ou menos), uma boa preparação e se não souber rezar, aprenda!

Empreendedores não conseguem se diferenciar

Tudo bem que a frase acima foi bem radical. Desculpa! Mas eu canso de ouvir de empreendedores que seus respectivos negócios são especiais porque:

Foi pensado com o amor e eu amo demais o que faço!

 

Geeeeeente!! Milhares de pessoas devem falar isso. O que torna seu negócio especial é o que o torna diferente. Mas se tenho 100 empreendimentos de brigadeiros e os 100 foram pensados com o amor e dono/a ama o que faz, qual a diferença entre os 100? Nenhuma!

Não é fácil encontrar essa diferença. Mas nada é fácil né? Pare um pouco, pense e estude antes de sair dando respostas como essas.

Não vamos encontrar respostas prontas e fórmulas mágicas. Mas podemos sair da obviedade.

more insights

Share via
Copy link
Powered by Social Snap